Fenômenos Naturais Belos e Interessantes

10 09 2009

Ligo o rádio e ouço sempre falando do aquecimento global, desmatamentos, climas cada vez mais imprevisíveis, tempestades devastadoras, chuvas incessantes e muito mais. Tais fenômenos tem sido frequente devido a ação devastadora do homem. E os fenômenos naturais que indepedem da ação do homem? Separei alguns fenômenos interessantes que eu, sinceramente, desconhecia, e creio que muitos de vocês também não conhecem.

AURORA BOREAL

a426_AuroraBorealis

As auroras boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.

NUVENS MAMMATUS

hpict0033a0eb
Mammatus é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de “bolsas” que se formam na base de uma nuvem. O termo “mammatus” deriva do mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios.

hthroughthetrees2xpFormam-se em ar descendente, em contraste com a maioria das nuvens que formam-se em ar ascendente.
Esta formação é rara, porém, acontece.

MARÉ VERMELHA
a426_redtides
O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenela. Contudo, a ocorrência desse evento não condiz com sua denominação, visto que a coloração da água na superfície do mar pode variar, e para dissociar tal acontecimento natural à pigmentação, comumente avermelhada, mas também com tonalidade marrom, esse pode ser denominado, com mais coerência, por apenas “floração de algas nocivas”.

As causas relacionadas a esse acontecimento são as seguintes: alteração na salinidade, oscilação térmica da água e excesso de sais minerais decorrentes do escoamento de esgoto doméstico nas regiões de estuário, alterando as condições abióticas da zona pelágica (de 0 a 200 metros de profundidade), conseqüentemente afetando o comportamento das espécies planctônicas.

PENITENTES
a426_penitentes
Neves Penitentes tendem a se formar em latitudes baixas e grandes altitudes.
Elas apontam na direção do meio-dia solar.
Em países como o Chile é frequente observarmos este fenômeno.

TURBILHÃO DE FOGO
a426_firewhirls
Um turbilhão de fogo pode ser um furacão girando muito perto de um incêndio florestal ou criado a partir de um turbilhão em uma área muito quente.

HALOS

haloes
São como os arco-íris, no entanto os halos são formados ao redor do Sol quando cristais de gelo da alta atmosfera terrestre refratam a luz solar. Às vezes duas ou mais áreas do círculo ou arcos em torno do Sol será mais brilhante. Os halos também podem se formar ao redor da Lua, e ocasionalmente em torno de estrelas mais brilhantes ou planetas, como Vênus.


Ações

Information

3 responses

11 09 2009
Alexandra

Também não conhecia muitos destes fenômenos, mas são muito lindos, né? Espero um dia ter a oportunidade de visualizar algum deles pessoalmente…🙂

11 09 2009
AJ - Araldino Junior

Muito fera mesmo esses fenômenos, deu uma vontade de sair viajando e conhecendo essas íncriveis ações do nosso planeta.

4 12 2009
fer

Muito legal isso, só conhecia alguns fenomenos, lindo *-*

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: