Como acabar de vez com infecção de pragas e vírus pelo pen drive

8 09 2009

virus_pen

Esses pequenos dispositivos, tão populares e necessários nos dias atuais, podem se tornar uma grande dor de cabeça. Eu mesmo já passei por esse problema algumas vezes e posso garantir pra vocês que não foi nada agradável. Foram dias e mais dias de batalha (com auxílio do site linha defensiva) para remover esses malditos vermes sem ter que formatar o HD.

Felizmente, para quem ainda não está contaminado, existe uma forma bem eficiente de prevenir a infecção do seu sistema: desabilitar a execução automática (autorun) de CDs, DVDs e drives USB.

Aí você me pergunta: E como eu faço isso?

Simples, segue abaixo as instruções detalhadas para desativar o autorun nos principais sistemas da Microsoft (Mac OS e Linux não sofrem desse problema):

No Windows XP Professional

Clique no Menu Iniciar e, em seguida, na opção “Executar”. Na caixa “Executar” digite (sem aspas) “gpedit.msc”. Isso abrirá a janela “Diretivas de Grupo” do Windows XP.

Dentro das “Diretivas de Grupo“, abra “Configuração do Computador“, “Modelos Administrativos“, “Sistema“.

Dentro da pasta “Sistema” você deverá localizar o item “Desativar AutoExecutar” e clicar duas vezes sobre essa opção. Abrirá então a caixa “Propriedades de Desativar AutoExecutar” onde você deverá marcar a opção “Ativado“.

Após marcar a opção “Ativado” nas “Propriedades de Desativar AutoExecutar” é necessário escolher a opção “Todas as unidades” na caixa “Desativar Executar automaticamente em” que aparecerá após selecionada a opção “Ativado“. Clique em OK para concluir e feche todas as janelas que foram abertas.

No Windows XP Home

Como o XP Home não possui o gpedit.msc essa tarefa é pouco mais trabalhosa, mas não se preocupe são apenas alguns cliques a mais.

Clique no Menu Iniciar e, em seguida, na opção “Executar”. Na Caixa “Executar” digite (sem aspas) “regedit”. Isso abrirá a janela “Editor do Registro” (muita atenção nessa janela, não faça nada que não estiver explícito aqui!)

Nesta janela, clique em “HKEY_CURRENT_USER”, “SOFTWARE”, “MICROSOFT”, “WINDOWS”, “CURRENTVERSION”, “POLICIES”, “EXPLORER”. Do lado direito de um duplo clique sobre “NoDriveTypeAutoRun”.

A janela “Editar valor DWORD” será aberta. Digite “FF” (novamente sem aspas) no campo “Dados do valor” e clique OK.

Feche o programa e reinicie seu computador.

No Windows Vista

Clique no Menu Iniciar e, em seguida na opção “Painel de Controle”. Na janela que se abrirá, clique em “Hardwares e Som”.

Em seguida, clique na opção “Reproduzir CDs ou outra mídia automaticamente” e desabilite a opção “Usar Reprodução Automática em todas as mídias e dispositivos”. Salve (clique em “Salvar” na parte inferior da janela) e feche as janelas abertas nessa operação.

Pronto, agora nenhuma unidade – CD, DVD e USB drives – estará apta à executar comandos (vírus e arquivos maliciosos) automaticamente.

Você vai poder ficar tranquilo quando aquele seu colega te pedir para salvar alguns arquivos no pen drive dele. Pode confessar, quando ele chegava com o pen drive na mão, parecia estar empunhando uma faca em sua direção, não é verdade?

Fonte: TechAlien.


Ações

Information

One response

12 09 2009
AJ - Araldino Junior

Infelizmente, acho que nunca acabaremos de uma vez por todas com esses vírus.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: