Twitter Corporativo – Orientações para o utilizador profissional do Twitter

16 07 2009

apple-twitter-272x300O Twitter veio pra ficar. Cada dia que passa, novas classes sociais estão aderindo aos encantos e facilidades impostos pelo ‘passarinho’. Muitas empresas estão contratando pessoas para serem a cara da empresa no Twitter. É o Twitter gerando empregos pelo mundo. Ser um Micro-Blogueiro Profissional é uma experiência nova para a maioria das pessoas, sendo útil então qualquer informação sobre o assunto.

Seja Colorido
Parece bem gay, mas não é. Ser colorido não quer dizer ser gay. Há uma variedade imensa de uma empresa abordar os usuários do Twitter, mas a maneira mais adequada é a empresa se aproximar dessas pessoas com uma conversa alegre, objetiva. Melhor ainda se o seu instinto natural for capaz de dominar bem esta técnica.

Vale ressaltar que, quando um usuário do Twitter segue uma empresa, ele não quer seguir a empresa, mas sim uma pessoa que faça esse elo de uma forma não-corporativa. O usuário necessita de uma imagem humana para seguir e dar credibilidade a esta relação. Ele não está interessado em falar com uma empresa de maneira formal. As pessoas estão ansiosas por um novo tipo de ligação que lhes dão o direito de serem ouvidas.

De uma forma geral, as pessoas querem contato, comunicar com outras pessoas e não com uma tela de computador. Então, seja colorido, anime, seja liberal, ouse, use bastante @reply e espalhe alguns sorrisos. Assim, você terá um longo caminho de sucesso.


Orientações e Cenários

Esta parte pode parecer um pouco sombria e sem importância, mas não é verdade. Não há dúvida de que ser um personagem colorido e carismático é importante para o sucesso no Twitter. Se você quer criar conversas, você tem que ser amigável e interessante. Mas você tem que ter muito cuidado e separar o que você pensa e o que a empresa representa socialmente.

Uma boa maneira de certificar se você está sendo fiel à imagem da empresa é ser avaliado pela própria empresa e pelos usuários do Twitter. Uma avaliação positiva de todo o trabalho é essencial. Lembre-se de que você faz parte do Departamento de Marketing e suas ações abrangem uma vasta gama de atividades de relações públicas de prestação de serviço ao cliente almejado.

Mantenha sempre os objetivos da empresa em mente, e nunca Twitte de maneira questionável. Certifique-se de que esteja sempre pronto para situações comuns, como: interação com o cliente, aquisição de novos clientes, denúncias, debates, perguntas sobre a política da empresa (você deverá conhecer a política da empresa como a palma da sua mão), e interação com os concorrentes (dica: seja sempre amigável). Saber lidar com esses cenários irá racionalizar a sua empresa juntamente com o público, o que é um dos maiores benefícios da utilização das mídias sociais para os negócios.

Ao ser devidamente preparado com um conjunto de orientações e eventuais situações, o equilíbrio e os limites de seu “caráter colorido” aparecerão naturalmente.

Faça Mais
O Twitter é imenso. Ele fornece uma variedade gigantesca de oportunidades para os indivíduos e as empresas interagirem com os clientes. No entanto, o Twitter não é suficiente por si só. Se a sua única responsabilidade com uma empresa é o setor de “Tweeting”, seria bem legal se você pensar no que você pode fazer para a mais para a empresa, não se limitando. Se você tiver condições de tirar proveito de outras mídias e formas de conteúdo, faça isso. Um bom Tweeting nunca se limita ao Twitter. Ele busca várias formas de se relacionar, aumentanto a simpatia e divulgando ainda mais o nome da empresa. Mas lembre-se: mantenha a conversa focada sempre relacionada com o objetivo e marca da empresa. Sair do contexto pode gerar um efeito contrário.


Ações

Information

One response

26 11 2009
Luiz Edmundo

A Stefanini Training criou o twitter há uns 3 meses. Até o momento tem poucos seguidores, mas hoje cerca de 20% das visitas expontaneas (descontando divulgaão via google, e-mail marketing, apinfo, etc) vem do TWITTER…

E Agora deve crescer: começou a publicar páginas escondidas em seu Site, com pomoções relampago de descontos significativos em seus cursos, exclusivas via twitter.

O Endereço para quem quiser conferir é @stefanini_trn

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