Xingar Alivia Dor, Diz Pesquisa

13 07 2009

Era uma teoria até então sem comprovação científica. Quem nunca levou uma martelada no dedo, ou chutou uma cadeira, bateu a cabeça na porta do carro, tropeçou e caiu de cara no chão, ou … enfim, e após o mico saiu xingando? Quem assisti fica horrorizado por cada nome que sai de nossas bocas… Mas agora isso chega ao fim.

Uma pesquisa realizada pela Escola de Psicologia da Universidade de Keele, na Inglaterra, comprova que falar palavrão enquanto se sente dor pode aliviar o sofrimento.

Os testes foram feitos de uma maneira bem lógica: 64 voluntários colocaram suas mãos em baldes de água cheios de gelo, enquanto falavam um palavrão escolhido por eles. Em seguida, os mesmos voluntários deveriam repetir a experiência, mas em vez de dizer palavrões, deveriam escolher uma palavra normalmente usada para descrever uma mesa.

Enquanto falavam palavrões, os voluntários suportaram a dor por 40 segundos a mais, em média. A pesquisa mostrou também que eles sentiram menos dor enquanto falavam palavrões. O batimento cardíaco dos voluntários também foi medido durante a experiência e se mostrou mais acelerado quando eles falavam palavrões.

Os cientistas acreditam que o aumento do ritmo de batimentos cardíacos pode indicar um aumento da agressividade, que, por sua vez, diminuiria a sensação de dor. Para os cientistas, no passado isso teria sido útil para que nossos ancestrais, em situação de risco, suportassem mais a dor para fugir ou lutar contra um possível agressor.

O que está claro é que falar palavrões provoca não apenas uma resposta emocional, mas também uma resposta física, o que pode explicar por que a prática de falar palavrões existe há séculos e persiste até hoje, afirma o estudo.

Estamos amparados pessoal. Xinguem bastante quando cairem de uma escada, ou da bicicleta… Podemos virar pra pessoa que nos assiste e falar: ” – Estou fazendo um tratamento medicinal alternativo para aliviar a dor que eu estou sentindo seu F******.”


Ações

Information

One response

13 07 2009
Carlos

Outra interpretação: enquanto xinga a pessoa desperta seu lado masoquista, sentindo dor por mais tempo, falando palavrões e ficando mais excitado (batimentos…).
Já pensando numa mesa, o dor desconcentra e passa a ser uma distração desconfortável!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: