Dicas de presentes para o Dia dos Namorados, para ELES e para ELAS

8 06 2009

Chegou, enfim, mais uma data capitalista. Nesta semana comemora-se o ‘Dia dos Namorados’. É, os comerciantes agradecem bastante. É um dia em que os restaurantes, cinemas, shoppings, bares, motéis, adegas, etc., tem um aumento considerável em sua receita.

Entretanto, entretaanto, entretaaaaaaaanto, como esotu me sentindo um pouco chato hoje, vamos contar a história do Dia dos Namorados. Você sabe quem inventou isso? O motivo? Ráh, vamos à nossa querida Wikipédia:

O Dia dos Namorados, ou em outras localidades estrangeiras Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo é comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons o. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.

São Valentim

Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que deram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “De seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Data no Brasil

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento – em queda na Idade Média – gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta o mundo era intrinsicamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

Pronto. Me senti bastante chato e informativo agora. Pra falar a verdade, eu não sabia dessa história. Num foi fofa?😀

Enfim, como o mundo está sendo dominado pelos Geeks, tanto feminino quanto masculino, separei algumas coisinhas bem bacanas pra você dar para o seu ou sua namorada. Pega essa…


Ações

Information

One response

8 06 2009
euteamolilian.com

O cartãozinho da google é uma ideia legal para acompanhar os presentes, até mesmo para por uma dedicatoria em um buquê de flores… Vou usa-lo com certeza!
Uma outra dica legal é fazer um blog fazendo uma homenagem a sua namorada como eu fiz nesse blog euteamolilian.com, mas esse foi presente de aniversário de namoro…
Abraços, Obrigado pelas dicas, pela primeira vez me ajudou!!! rsrs
Rafael.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: