Gabarito oficial do 138° Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – sairá hoje

19 05 2009

Milhares de bacharéis em direito aguardam ansiosamente o gabarito oficial do 138° Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que deverá ser liberado neste dia 19, por volta das 19 horas (horário de brasília). O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos – CESPE -, pela primeira vez, aplicou o exame em praticamente todo o território nacional, com exceção de Minas Gerais, da qual a responsável pela aplicação do exame foi a OAB daquela região.

Os gabaritos extraoficiais foram liberados logo após o término da prova. Há algumas questões confusas, passíveis de correção e anulação. O que mais se tem dito, é a dificuldade exarcebada desta prova, uma vez que a cada ano que passa, o nível vai subindo. Junto com o nível de dificuldade, vai subindo também o de estresse.

Passamos 5 anos dentro de uma faculdade, fazendo visitas, audiências, simulações, trabalhos, provas, pra depois passar por toda essa turbulência.

Mas isso vai mudando aos poucos. Querem um exemplo?

A juíza Maria Amélia Senos de Carvalho, da 23ª Vara Federal do Rio de Janeiro, concedeu segurança para que Sílvio Gomes Nogueira e outros não tenham de se submeter a exame da OAB para se inscreverem como advogados no órgão de classe. A juíza considerou inconstitucional a exigência de aprovação no exame. Da sentença, dada na última segunda-feira, cabe recurso.

“… Isto posto, concedo a segurança para, em virtude da inconstitucionalidade da exigência de aprovação em Exame de Ordem, determinar ao impetrado que se abstenha de exigir dos autores a referida aprovação para fins de concessão de registro profissional aos impetrantes. Custas a serem ressarcidas pela OAB/RJ, sem honorários e sucumbência. Transitado em julgado, nada sendo requerido, dê-se baixa e arquive-se. P.R.I. Oficie-se.”

A propósito, estou convencido de que decisões semelhantes que, graças a Deus, estão ocorrendo em todo o País, vão contribuir para gerar jurisprudência e os bacharéis terão mais sustentáculos para ingressar na Justiça Federal, com mandado de segurança, com o objetivo de exigir o fim do exame da OAB, fonte de enriquecimento de alguns cursinhos e espertalhões.

Mas de qualquer forma, assim que sair o Gabarito Oficial, estarei disponibilizando aqui simultaneamente, uma vez que o site do CESPE certamente estará inviável. O candidato que quiser interpor recurso, poderá fazer o mesmo no prazo de 3 dias, apartir da data de divulgação do resultado.


Ações

Information

16 responses

19 05 2009
Vanessa

É… vamos ver quantos pontos as pessoas fazem na nova modalidade da loteria federal!!!!!

19 05 2009
Vanessa

Gostei do logo do seu blog!

19 05 2009
Luciana

Absurdo….
Estudar 5 anos, pagar faculdade, livros, noites mal dormidas, dificuldade financeira e ainda ter que prestar essa Exame!!!

20 05 2009
Izadora

Deveriam subter os atuais profissionais da área a essa prova..provavelmente a maioria não passaria..um nivel de questões extremamente dificil..o q eles querem?levar o bacharel de direito à exclusão social?não duvido disso..pq bacharel não é profissão q eu saiba..

20 05 2009
izadora

desprezam nossos 5 anos de facul..isso não vale de nada..o q vale é apenas essa prova!!totalmente ridiculo!

20 05 2009
fabi

As questões 92 e 36 são passíveis de anulação…

20 05 2009
Mau

concordo plenamente!!! mais facil conseguir acertar na loteria federal do que aprovação no Exame

20 05 2009
Érika

Alguém sabe quantas e quais questões são passiveis de anulação dessa vez?

20 05 2009
marcelo

quantas quest~eos foram anuladas na prova omega do 138?

21 05 2009
Francisco

Acertei 49, estou esperando que seja anulado alguma que não acertei. Por que a 92 e 36 é passíveis de anulação?

21 05 2009
NELSON

NÃO CONCORDO COM O EXAME DA ORDEM, UMA QUE, JÁ MILITO NO MUNDO JURIDIDO HÁ VARIOS ANOS PETICIONANDO PARA DIVERSOS ORGÃOS DO JUDICIÁRIO NO ANONIMATO, E TENDO QUE PEDIR A COLEGAS ADVOGADOS PARA ASSINAR AS REFRIDAS PETIÇÕES, CONCLUI MEU CURSO DIREITO A DURAS PENAS EM UMA FACULDADE PARTICULAR,SEIS ANOS DE MUITO SUFOCO, MUITAS NOITES MAL DORMIDAS,ESTOU ENDIVIDADO ATÉ AGORA, ISSO SEM CONTAR QUE A PARTIR DO MES DE AGOSTO DO ANO EM CURSO IREI ENFRENTAR MAIS DIFICULDADES PARA PAGAR O FIES, TRATA-SE DE UMA GRANDE INJUSTIÇA,PARA QUE SERVE ENTÃO OS SEIS ANOS DA FACULDADE?

25 05 2009
clodoaldo

pessoal precisamos desta prova para separar o joio do trigo, mas vejam o lado bom deste famigerado é o estudo que levamos conosco um abraço e boa sorte a todos. espero por vcs no mundo juridico

25 05 2009
clodoaldo

pessoal precisamos desta prova para separar o joio do trigo, mas vejam o lado bom deste famigerado é o estudo que levamos conosco um abraço e boa sorte a todos. espero por vcs no mundo juridico.

26 05 2009
fer

como vamos conferir a prova se não deixaram trazer o caderno e nem o gabarito

10 06 2009
Cris

É o fim do poço estudar tanto para não conseguir emprego, não conseguir pagar taxa da prova, pq é cobrado esta taxa tão alta??? para fazer uma prova. Depois de se pagar 6 anos dentro de uma universidade, fora aqueles que saem da faculdade devendo como eu…Sinceramente estou extremamente frustrada com tudo isto…

13 07 2009
Maria José Virgílio e Souza Carvalho

Tenho 46 anos de idade,Milito no mundo jurídico bem antes de ingressar na Faculdade de Direito, meu tio e advogado a 60 anos e trabalho com ele, ele acha um absurdo o exame, pois ha muitas profissoes de risco, e não aplica exame. Vamos mudar, a ditadura acabou…….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: