Nasce mais uma definição para o homem moderno: o neossexual

5 04 2009

romance

Depois do metrossexual, do retrossexual e do macho beta, surge mais um rótulo para qualificar o homem desejado pela mulher moderna: o neossexual, aquele que é sensível, mas viril.

Elas reclamaram da opressão nos serviços domésticos e da falta de romantismo. Então surgiu o macho beta, o homem sensível, que cuida da casa, discute a relação e aceita até ganhar menos que a mulher. Elas também exigiram um visual mais bem cuidado dos marmanjos. E o mundo viu aparecer o metrossexual, o homem urbano que adora tratamentos estéticos e sabe, no primeiro olhar, identificar um terno Ermenegildo Zegna. Agora elas reclamam que sentem saudades de atitudes masculinas tradicionais. Perderam a paciência em ter de dividir seus cremes depilatórios com eles. Querem um macho forte, determinado e, principalmente, que não hesite quando o assunto for sexo.

Sensível, mas sem perder a virilidade. Esta é a receita do homem contemporâneo ideal, segundo uma pesquisa encomendada por uma marca de desodorantes e realizada pelo Instituto Datosclaros em 14 países, inclusive o Brasil. Foram ouvidas mais de 2,8 mil mulheres, entre 18 e 35 anos. Como não poderia deixar de ser, este novo homem já ganhou nome próprio: neossexual. A principal característica dessa turma seria resgatar os antigos valores da masculinidade, mas sem perder a ternura (e o cheiro bom) dos metrossexuais. Surge um rótulo a mais para uma lista que não para de crescer.

O estudo do Instituto Datosclaros apontou que 72% das mulheres pesquisadas querem um homem forte e determinado, que sabe o que quer, vai atrás e consegue. A pesquisa mostrou ainda que as mulheres estão cansadas não somente de metrossexuais, mas também daquele homem “moderno”, para quem tudo deve ser rápido, eficaz e impessoal. Os dados sugerem que a mulher prefere manter algumas tradições. Cerca de 90% das pesquisadas, por exemplo, preferem uma ligação telefônica a uma mensagem no celular.

O homem contemporâneo vem passando por tantas mudanças que a simples observação do físico ou da atitude não é mais suficiente para definir sua orientação sexual. Com visual parecido, gays e heteros confundem as mulheres. A frase de Simone de Beauvoir – “Não se nasce mulher: torna-se mulher” –, que serviu como referência importante para pensarmos os papéis de gênero, agora também tem sentido para eles. Tornar-se homem, hoje em dia, é uma das tarefas mais complicadas.


Ações

Information

5 responses

5 04 2009
Jessie

Forte e determinado, que sabe o que quer, vai atrás e consegue, carinhoso e cheiroso. Tipo isso. Não precisa de muito mais xP

5 04 2009
O frango

Eu posso ser simplesmente homem? Acho que nenhuma mulher vai se importar com isso, além de ficar menos perdida na nossa classificação!

5 04 2009
Renatto Neves

Mulheres…

6 04 2009
edermodanez

Rótulo após rótulo as mulheres e a indústria da moda acabarão por lançar um no “homem” como as empresas lança sabão em pó. Quando aceitarão que conhecer a pessoa é melhor do consumir um esteriótipo?

11 04 2009
Deka

Eu gosto de homem. Sendo isso, o que vier é lucro =).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: