As Previsões Mais Furadas da História No Âmbito Tecnológico

7 01 2009

A tecnologia se mostra muitas vezes imprevisível. Quando pensamos que não tem mais como melhorar, melhora. Lembro perfeitamente de um dia, onde eu estava lendo algumas notícias e me deparei com uma notícia que havia me deixado até certo ponto triste. Era uma notícia veiculada por parte da Intel, dizendo que eles não investiriam mais em processadores depois do P4, uma vez que era inviável, não era possível melhorar, blá blá blá. Uma previsão bem infeliz por parte da fabricante. Previsões acontecem o tempo todo. Mas essas gafes não são exclusividades de celebridades da atualidade. Há muito tempo atrás, pessoas influentes fizeram previsões que certamente é motivo de gargalhadas hoje. A PC World/EUA fez uma seleção de algumas previsões mais furadas em 65 anos no âmbito tecnológico.

1) O Grande Computador

Thomas Watson, presidente da IBM, em 1943, disse o seguinte:

“Acho que existe um mercado mundial de talvez cinco computadores.”

Thomas Watson não esperava a explosão de computadores nas últimas décadas. Mas em parte, ele estava correto. Seria inviável pessoas terem computadores do tamanho de uma casa. Ele só não imaginava que os computadores iriam diminuir tanto de tamanho.


2) A Caixa de Madeira

Darryl Zanuck, executivo da 20th Century Fox, em 1946, disse o que eu considero uma das piores gafes:

“A televisão não será capaz de se fixar em qualquer mercado onde for inserida após seis meses. As pessoas logo se cansarão de ficar olhando para uma caixa de madeira compensada todas as noites.”

Darryl Zanuck foi um dos grandes nomes na indústria do cinema, produzindo mais de 100 filmes. Assim sendo, como que não poderíamos levar em conta opinião de um amante e entendido do assunto? Provavelmente até ele se renderia aos encantos de uma televisão LCD de 50”.

3) Invasão Nuclear

Alex Lewyt, presidente da Lewyt, fabricante de aspiradores de pó, em 1955:

“Aspiradores de pó movidos a energia nuclear serão provavelmente uma realidade em dez anos.”

Diria que o Alex era um amante do mundo dos aspiradores de pó. A radioatividade pacífica não foi do agrado de muitas pessoas. O risco de contaminação fez com que as pesquisas nucleares ficassem unicamente para as forças armadas.
4) Computador para quê?

Ken Olsen, fundador da Digital Equipment Corporation, em 1977, não fica muito atrás:

“Não há razão para que qualquer pessoa queira ter um computador em sua casa.”

A Digital Equipment Corporation (DEC) foi adquirida pela Compaq há mais de uma década, mas em 1970 era a grande força no mundo da computação. Estranha declaração vindo de uma das empresas mais fortes na época na área da computação. 4 anos após sua infeliz declaração, a IBM lança os primeiros computadores pessoais, fazendo com que o Olsen entrasse nessa lista de maneira louvável.

5) Engolindo as Palavras

Robert Metcalfe, fundador da 3Com, em 1995:

“Quase todas as previsões feitas agora sobre 1996 se baseiam no contínuo crescimento exponencial da internet. Mas eu prevejo que logo a internet vai se tornar uma espetacular supernova e em 1996 entrará em colapso catastroficamente.”

Robert Metcalfe, talvez um dos maiores visionários tecnológicos do mundo, foi conhecido mundialmente como o inventor da Ethernet. Era também colunista da InfoWorld, onde fez a declaração mais absurda de toda sua carreira. Na verdade, ele chegou a prometer que engoliria suas palavras caso o augúrio estivesse errado. Em 1999, Metcalfe cumpriu a promessa durante uma palestra na International World Wide Web Conference, quando misturou uma cópia impressa do artigo com algum líquido e o engoliu em frente ao público. Homem de palavra.

6) Maçã Podre

Nathan Myhrvold, ex-Chief Technology Officer (CTO) da Microsoft, em 1997, certamente acordou de mau humor e soltou o seguinte desafeto:

“A Apple já está morta.”

A Apple está morta? Se isso for morrer, que eu morra agora. Na realidade, quase todos na indústria da computação pensavam que a Apple estava em seus últimos dias, quando o CTO da Microsoft, Nathan Myhrvold fez este comentário, em 1997.

Quem teria previsto que, pouco mais de uma década depois, aquela mesma empresa em decadência estaria aumentando sua participação no mercado de desktops, dominando o mercado de música digital e tornando-se um dos três maiores no segmento de smartphones?
7) O Fim do Spam

“Em dois anos, o spam terá desaparecido.”

Para encerrar essa pequena seleção, Bill Gates, fundador da Microsoft, em 2004. Logicamente, o grande Bill não poderia ficar fora dessa simpática lista. De acordo com as estimativas mais recentes, o montante de spam que atualmente invade nossas caixas de e-mail – e que representa 92% de todas as mensagens eletrônicas trocadas no mundo, está longe de ser erradicado. Certamente não foi uma das melhores apostas de Bill Gates.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: