Chegou a Hora de se Apaixonar Por Um MacBook

10 12 2008


Se você nunca se apaixonou por um Mac, talvez dessa não dê para escapar. O novo MacBook de 13,3 polegadas é como aquelas velhas guitarras com as quais todo músico sonha – é construído numa única peça e parece feito à mão. No caso deste laptop, talvez o material seja ainda mais nobre que o usado nas clássicas Gibson. Ele é de alumínio e tem acabamento impressionante, pois você não consegue enxergar um parafuso sequer.

É difícil entender como conseguiram colocar todos os componentes dentro de uma carcaça assim, mas é fácil perceber que esse esforço da Apple de fazer um micro sem partes móveis, como aquelas travas da tampa, criou um nível superior de solidez para notebooks. Além de ser lindo de babar, o bicho é muito resistente. Essa sensação é confirmada ao prestarmos mais atenção na tela. Mesmo sendo tão fina quanto a do MacBook Air, com 0,7 centímetro de espessura, ela é feita de vidro e, por isso, pode tentar torcer à vontade que ela não se mexe nem um milímetro.

Ainda falando de construção, outra coisa legal é que a fabricante resolveu facilitar a vida de quem deseja fazer um upgrade no laptop. Para enxergar o disco rígido, basta tirar a tampa traseira, que sai facilmente quando se levanta uma travinha. Lá embaixo fica também a bateria. No que realmente interessa, sua duração, ela teve desempenho mediano: agüentou 95 minutos sob uso intenso.

Um Belo Design

O touchpad gigantesco – 10,5 por 7,6 centímetros – não tem botões. Na verdade, ele é um grande botão de vidro clicável. E a evolução não fica apenas na parte visual. Ele ganhou os recursos multitoque do iPhone, o que torna mais rápido o uso de alguns programas e melhora o jeito como você lida com as janelas. Para rolar a tela, por exemplo, basta manter o dedo parado em qualquer lugar do touchpad e deslizar outro dedo para cima e para baixo. Para alternar entre os programas abertos (o popular Alt + Tab, nos PCs), é só deslizar a mão inteira para baixo.

O teclado não é muito diferente do usado nos antigos MacBooks, o que significa dizer que ele é padrão americano, sem cedilha e acentos em seus devidos lugares. Pelo menos esse modelo, com as teclas separadas umas das outras, deixa o notebook confortável de usar. Para quem já está vesgo de passar a madrugada trabalhando, a máquina dá uma ajudinha, pois tem iluminação por baixo do teclado.

No quesito conectividade, a máquina deixa um pouco a desejar. No modelo novo, ela perdeu a porta FireWire e tem apenas duas entradas USB. Mas o que faz mais falta é o leitor de cartões. Para compensar, o micro tem ao menos Wi-Fi no padrão 802.11n, que permite conexões sem fio mais velozes. A porta de vídeo é uma novidade: é aquela MiniDisplay, um padrão que vem para substituir o DVI, pois oferece maior largura de banda. Isso permite o uso de monitores de até 30 polegadas.

Um Belo Motor

Na lista de componentes, a grande evolução do MacBook está na controladora de vídeo. Mesmo a GeForce 9400M sendo um modelo integrado à placa-mãe, ela tem ótimo desempenho. Fez 2.132 pontos no 3DMark06, valor um pouco acima do alcançado por modelos de 13,3 polegadas da Sony e da Dell.

O resto da configuração é bem equilibrado: processador Core 2 Duo P8600, de 2,4 GHz, 250 GB de disco rígido e 2 GB de RAM. A novidade é que a memória é mais rápida que a usada na versão anterior da máquina. É padrão DDR3, ou seja, trabalha com freqüência de 1 066 MHz. Com tudo isso, o micro ganhou 5,2 pontos no Índice de Experiência do Windows Vista Ultimate, que precisamos instalar para rodar os benchmarks. O MacBook foi uma das únicas máquinas desse porte que conseguiu rodar o PCMark Vantage, anotando 3 390 pontos.

O novo MacBook já está nas lojas brasileiras por R$6699. Ele chega para ser um modelo intermediário da Apple – abaixo do MacBook Pro de 15 polegadas, que ganhou o mesmo padrão de acabamento, e acima do MacBook de plástico, vendido nas cores preta e branca, que fica definitivamente como uma opção de baixo custo, entre 3 e 4 mil reais.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: