Criado Software que Ajudará a Decifrar Mensagens de ET's

22 10 2008

Deixando o ceticismo de lado, vamos imaginar que exista vida extra-terrestre em algum lugar do universo. Na verdade, não apenas em algum lugar do universo, mas aqui na Terra, na Lua ou em Marte (locais em que temos atualmente acesso direto). Perante esta situação, como é que vamos ser capazes de deduzir se as suas intenções são pacíficas ou não? Se eles querem apenas um copo d’água ou dominar o planeta? Sendo mais direto, como podemos comunicar com uma espécie alienígena inteligente? Dr. John Elliott da Leeds Metropolitan University acredita que a resposta está em seu recém-desenvolvido software que reúne 60 línguas e dialetos de todo o mundo. Esse software procura por semelhanças e curiosidades, frase de recorrência do tema para termos funcionais (como as palavras “e,” “ou”, “mas sim”, ou “se”), que quebram idéias em frases. O autor do programa entende qualquer idioma, incluindo aqueles exóticos, que são baseados em uma estrutura específica.

Mesmo que a língua seja extremamente remota e diferente de qualquer coisa falada na Terra, ela ainda deve ter padrões identificáveis, comparáveis aos do software.

“A língua tem de ser estruturada de uma forma determinada, caso contrário ela será pesada e ineficiente”, afirma o Dr. Elliott.

O professor explica que as frases são formadas por um plano funcional fluente de palavras interpostas, enquanto que, na maioria das vezes, são os adjetivos que são encontrados próximo a um substantivo. O programa permite separar o idioma em partes específicas como verbos, substantivos e adjetivos, embora o seu significado permanece oculto.

Qualquer mensagem alienígena seria comparado com uma biblioteca sintática e verificada a existência de qualquer semelhança com uma linguagem humana ou de uma combinação de várias delas. Esta idéia é um ponto inicial de um projeto que sera bastante aperfeiçoado.

“Você tem que começar por algum lado”, admite um lingüista dos EUA, Dr. Sheri-Jensen  de Ohio’s Bowling Green State University.

Fonte: Softpedia.


Ações

Information

One response

24 04 2009
Mateus

lamanitre

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: