Portugal Adota o Divórcio Pela Internet

14 10 2008

Parece piada, mas não é. O país para reduzir a burocratização do sistema, criou o divórcio pela internet, fazendo economia tanto de tempo quanto de dinheiro. O sistema é até interessante. Um dos pontos mais favoráveis é a resolução dos dissídios sem a troca de ofensas, ameaças, discórdias. Sem contar que pode ser resolvido de qualquer lugar. Em casa, no escritório ou num centro de internet em Lisboa, qualquer casal sem filhos menores de idade e sem bens para dividir pode se divorciar em no máximo uma hora. Está ficando rápido divorciar, não é mesmo? Até os casos mais complexos, que exigem partilha de bens e pensão alimentícia, por exemplo, são muito rápidos.

O pedido de divórcio chega ao cartório instantaneamente. Se há pendências, o casal só precisa confirmar a decisão perante o juiz. Se não tiver tempo para isso, pode mandar um procurador que já sai de lá com tudo resolvido.  A única informação que tem que ser dada é que o casal não quer mais se reconciliar.

Segundo o advogado que inventou o sistema, Januário Lourenço, o custo não passa do equivalente a R$ 500. Os divórcios tradicionais eram 20 vezes mais caros e podiam se arrastar por longos anos.

A novidade foi criticada por alguns advogados especializados em processos de divórcio, mas o governo português já avisou que não tem volta. Se é bom para os cidadãos, está acima dos interesses de classe.

Fonte: G1.

Anúncios

Ações

Information

One response

10 01 2009
Fique por dentro Divorcio » Blog Archive » RENATTO NEVES - Portugal Adota o Divórcio Pela Internet

[…] dos pontos mais favoráveis é a resolução dos dissídios sem a troca de … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: